Linhas de Pesquisa

Área de Concentração

A área de concentração em Saúde Coletiva envolve um conjunto de práticas técnicas, ideológicas, políticas e sociais desenvolvidas no âmbito acadêmico, nas organizações de saúde e em instituições de pesquisa vinculadas a diferentes correntes de pensamento resultantes de projetos de reforma em saúde, construído no movimento da Reforma Sanitária Brasileira a partir da década 1970, que culminou com a aprovação do Sistema Único de Saúde na Constituição de 1988. Tais movimentos constituem-se como lutas teórico-paradigmáticas, política e ideológica com repercussões enquanto campo do saber e de práticas.

Linhas de Pesquisa:

1. Políticas, Planejamento, Organização de Sistemas, Serviços e Programas de Saúde

Descrição: Desenvolvimento de estudos de políticas de saúde, planejamento, gestão e organização dos sistemas, em sua dinâmica estrutural e de funcionamento cotidiano. Análise de programas e serviços de saúde, abordando processos sociais, econômicos e culturais, bem como os saberes associados (clínicos, epidemiológicos e sanitários) para possibilitar avaliações e intervenções na gestão da saúde, em especial na Estratégia Saúde da Família, nos cenários loco-regionais.

Docentes Permanentes:

Adriano Maia dos Santos

Erenilde Marques Cerqueira

Maria Angela Alves do Nascimento

Marluce Maria Araújo Assis

Washington Luiz Abreu de Jesus

 

Docentes Colaboradores:

Maria José Bistafa Pereira

Túlio Batista Franco

 

2. Saúde de Grupos Populacionais Específicos

Descrição: Desenvolvimento de projetos de intervenção e de pesquisas que fundamentem ações e diretrizes políticas, visando solucionar problemas de saúde. Adota-se como eixos norteadores de análise as diferentes linhas de cuidado orientadas por grupo populacionais específicos (saúde da criança e de adolescentes, saúde bucal, entre outras) e vulnerabilidade e riscos sociais.

Docentes Permanentes: 

Carlos Antonio de S.Teles

Márcio Campos de Oliveira

 

Docente Colaborador:

Isaac Suzart Gomes Filho

Simone Seixas da Cruz

 

3 Gestão do Trabalho, Educação Permanente e o Cuidado em Saúde

DESCRIÇÃO: Desenvolvimento de estudos e projetos de intervenção sobre a Gestão do Trabalho e da Educação em saúde, na perspectiva da produção e gestão do cuidado, visando o fortalecimento da Atenção Básica, com ênfase na Estratégia da Saúde da Família. Análise crítica do processo de trabalho e da gestão do cuidado, com foco na micropolítica, tendo em vista a mudança das práticas, do cuidado, da gestão, da educação e da participação da comunidade.

Docentes Permanentes:

Adriano Maia dos Santos

Erenilde Marques Cerqueira

Maria Angela Alves do Nascimento

Marluce Maria Araújo Assis

Washington Luiz Abreu de Jesus

 

Docentes Colaboradores:

Maria José Bistafa Pereira

Túlio Batista Franco

Recomendar esta página via e-mail: